É importante que a mulher grávida se mantenha ativa. Segundo as guidelines da OMS, é aconselhado fazer um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana. O pilates durante a gravidez tem vindo a revelar-se bastante vantajoso para as suas praticantes.
A prática desta modalidade traz benefícios para a mulher grávida como a melhoria da capacidade cardiovascular, da postura, da força muscular e da flexibilidade. Para além de reduzir a incidência de dores na lombar, de incontinência e de diástase, o pilates também diminui o risco de diabetes gestacional, pré-eclampsia, parto por cesariana e obesidade.
Qualquer gestante pode praticar pilates, desde que tenha autorização por parte do médico que a acompanha e não possua nenhuma contraindicação. Contudo, nos casos em que a mulher nunca praticou a modalidade, é recomendado começar apenas no 2º trimestre da gravidez. Se já fazia antes, pode começar mais cedo, mediante autorização médica.
Adriana Batista
- Instrutora de Pilates APPI
- Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Posso fazer todos os exercícios de pilates durante a gravidez?
Existem exercícios que são contraindicados, mas tudo depende do grau de atividade da mulher antes da gravidez, tal como do tipo de exercícios que realizava. Assim sendo, é importante ser acompanhada e avaliada por profissionais de saúde qualificados na área, como o fisioterapeuta.
Na clizone, todas as aulas de pilates na gravidez são precedidas de uma avaliação inicial. Planeadas de acordo com as necessidades de cada mulher, são ajustadas aos seus objetivos e condição física atual.
Se tem alguma dúvida, contacte as nossas clínicas e será encaminhada para um fisioterapeuta que a irá acompanhar ao longo de todo o processo.